domingo, 28 de setembro de 2014

Passatempo regresso às aulas: Bolo de centeio e maçã

Bom dia,

Normalmente não tenho problemas de colocar o meu filho a comer legumes nem coisas que para outras crianças são esquesitas mas quando vi este passatempo no Blogue Uma Pedra de Sal quis participar.
Gosto que os meus rapazes, como chamo carinhosamente o meu marido e o meu filhote, levem na mochila queques ou fatias de bolos o mais saudávei possíveis e feitos de legumes ou bolachas feitas por mim. Para acompanhar levam sempre um pacote de leite ou iogurtes de gelatina.
A receita escolhida por mim foi este bolo de centeio e maçã, bem diferente de outros bolos mas na mesma muito saboroso.

Aqui fica a receita!!!


Bolo de centeio e maçã
Bolo de centeio e maçã
Bolo de centeio e maçã


Ingredientes:
300 gramas de farinha de centeio Trigal Pitorro
100 gramas de farinha de trigo com fermento Dona Flor Pitorro
220 gramas de açúcar integral mascavado Sovex
6 ovos
3 maçãs descascadas e raladas Frutas Monte Cristo
1 cálice e meio de licor Xarão
100 ml de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó Suldouro
1 colher de chá de bicarbonato Suldouro
1 colher de chá de gengibre Suldouro
2 maçãs fatiadas sem caroço (para colocar no fundo da forma) Frutas Monte Cristo

Modo de Preparar:
Comece por ligar o forno a 180ºC.
Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal. Coloque fatias de maçã todas alinhadas no tabuleiro e reserve.


Bata as claras em castelo e reserve no frio.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte a maçã ralada, o óleo e o licor e torne a bater.
Adicione os sólidos (as farinhas, o fermento, o bicarbonato, o gengibre e a canela) e misture bem.
Envolva as claras em castelo e verta a massa sobre a maçã.


Leve a cozer durante 30 minutos.
Deixe arrefecer e desenforme. Corte aos cubos e guarde dentro de forminhas de papel.

Bom apetite!!!



Bolo de centeio e maçã

Bolo de centeio e maçã

Bolo de centeio e maçã



Beijinhos
e
Boas receitas,
 Clarinha


Esta receita foi publicada em parceria com:




1 comentário: