quinta-feira, 9 de maio de 2013

Empadão de arroz

Boa tarde,

Comecei a estagiar e portanto é completamente novo este ritmo e este corre-corre. Ajuda-me imenso que eu já sou e era organizada e faço sempre a ementa semanal. Tento escolher pratos que rendam mais do que uma refeição principalmente ao fim-de-semana.
Cá em casa gostam de empadão de arroz e arroz no forno mas desde que coloquei a banda gástrica raramente faço pois arroz branco ou arroz sem molho nem sempre cai-me bem.
Resolvi experimentar o ARROZ AGULHA BOM SUCESSO (ORIVÁRZEA) este fim-de-semana passado e fiz um empadão de arroz.

Empadão de arroz

Aqui fica a receita!!!

Ingredientes:
Para o arroz:
400 gramas de Arroz Agulha Bom Sucesso
1 cebola picada
1 dente de alho picado
azeite q.b.
sal e pimenta q..b.

Para o recheio:
250 gramas de carne picada
100 gramas de soja granulada hidratada
1 cebola picada
1 dente de alho picado
azeite q.b.
sal e pimenta q..b.
polpa de tomate q.b.

2 ovos batidos (cobertura)

Modo de preparar:
Num tacho comece por preparar o arroz colocando a cebola picada, um fio de azeite e o dente de alho picado. Deixe refogar durante uns minutos sem deixar queimar e junte o arroz. Mexa e verta a água necessária para as 400 gramas de arroz (2 medidas de arroz de água). Tempere a gosto e deixe cozinhar.

Entretanto, noutro tacho, coloque a carne picada a estufar da seguinte forma: coloque a cebola picada, um fio de azeite e o dente de alho picado. deixe refogar durante uns minutos sem deixar queimar. Adicione a carne picada, a soja hidratada e escorrida do excesso de água, a polpa de tomate, e uma chávena de café de água. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Unte dois pirex com manteiga e divida o arroz e a carne em duas partes iguais.
Coloque primeiro metade da carne em cada um dos pirex e alise a superfície. De seguida verta metade do arroz em cima da carne e alise com cuidado.























Bata os ovos e verta por cima do arroz. leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e com o grill ligado para cozinhar o ovo.
Sirva acompanhado de salada e rebentos de soja salteados.

Bom apetite!!!


Empadão de arroz



Nota:
Eu faço dois tabuleiros mas depois só levo um ao forno. O outro guardo no frigorífico para uma outra vez sem colocar o ovo batido em cima.



Beijinhos
Boas receitas
Clarinha

1 comentário: