quinta-feira, 21 de julho de 2016

Courgete à Brás

Bom dia,

Ando a tentar mudar os meus hábitos alimentares, ou melhor dizendo retomá-los pois desde que abria a Academia muita coisa mudou e eu infelizmente recuperei 15 quilos que tinha perdido.
Neste momento regressei ao ginásio de forma a tentar eliminar esse peso e não necessitar de ajuda. Coloquei a minha banga gástrica à mais de 5 anos e como portei-me lindamente (antes) eliminei 50 kg num ano mas agora não me ando a portar lá muito bem. :-( Primeiro porque não me apetece nada fazer duas comidas, isso influenciou e muito a minha ementa familiar. É complicadíssimo quando os míudos que comem comigo não comem nada. Lá em casa havia 3 refeições vegetarianas que agora desapareceram (mas voltaram a surgir). Ainda tenho algumas receitas vegetarianas no meu baú para partilhar convosco e esta é uma delas. Bem fácil de fazer e uma forma de ficar mais saudável é assarem as batatas pré-fritas.
Espero que gostem.

Aqui fica a receita!!!

Courgete à Brás

Courgete à Brás



Ingredientes:
(para +- 4 pessoas)
1 courgette média (a minha era enorme, usei 1/3)
1 cebola média
2 dentes de alho
400 gramas batata pré-frita 
4 ovos 
sal marinho com oregãos q.b. Salinas Corredor do Sol
pimenta preta moída q.b. Suldouro
salsa picada q.b. Suldouro
200 gramas de arroz branco cozido q.b. Orivárzea

Modo de Preparar:
Comece por fazer o arroz branco e quando tiver pronto, reserve em lume muito brando.
Num tacho médio/ grande, coloque um fio de azeite e junte a cebola e os dentes de alho previamente descascados e picados. Deixe refogar uns minutos.
Entretanto vá cortando a courgette às tiras bem finas com o auxilio do raspador ou mandolina.
Junte a cebola e mexa. Adicione as batatas pré-fritas assadas no forno e adicione-as ao tacho.
Bata os ovos e tempere com sal, pimenta e salsa. Verta por cima das batatas e da courgette e misture bem.
Rectifique os temperos e sirva acompanhado de arroz branco e uma salada de tomate e queijo feta.

Bom apetite!!!




Courgete à Brás




Courgete à Brás

Courgete à Brás






Beijinhos
e Boas Receitas,
Clarinha

Esta receita foi publicada em parceria com:


Salinas Corredor do Sol

Suldouro - Navires
Arroz Bom Sucesso


15 comentários:

  1. É realmente complicado fazer dieta quando as pessoas que vivem connosco não comem o mesmo. Acredito que seja muito difícil cozinhar dois pratos e comer digamos assim o menos tentador.
    Adoro comida à brás, fica sempre tão saborosa! :) Beijinhos e força!
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fica mas temos que lutar pelo que queremos e neste momento é ficar mais saudável. :-)

      Beijinhos,
      Clarinha

      Eliminar
  2. Clarinha, que boa sugestão :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sabes, quando comecei a minha reeducação alimentar para perder peso também me deparei com o mesmo problema! Tinha de fazer duas refeições diferentes. Primeiro porque se metesse algumas coisas na mesa todos torciam o nariz, segundo porque quando se tem crianças pequenas o organismo delas precisa de certas coisas para que cresçam bem e eu não queria privá-los disso. No teu caso, se não estou em erro tens uma criança, eu tenho três! Agradar a três boquinhas exigentes não é fácil! Mas não desisti! Fui encontrando formas de fazer refeições que servissem as necessidades e os gostos de todos! Nem sempre é fácil e nem sempre se consegue, mas acho que fiz progressos! Se há uns meses eu dissesse a eles (incluindo o marido) que ia fazer lasanha mas em vez de usar folhas de massa ia usar folhas de beringela, eles torciam logo o nariz e ninguém comia! Hoje levar uma lasanha à mesa feita com folhas de beringela é normalíssimo, todos comem e gostam! Se eu disse que o acompanhamento de um prato era puré de couve-flor, já ninguém queria comer! Um dia fiz, disse que era puré de batata e todos comeram e ainda pediram mais! Quando no fim revelei que era de couve-flor ficaram todos espantados mas perceberam que era bom e que não custa nada experimentar coisas novas! Desde então o empadão cá em casa é feito sempre com puré de couve-flor! O meu marido não queria ouvir falar em dieta, dizia que gosta demasiado de comer coisas normais! Mas agora já percebeu que algumas comidas de dieta são bastante saborosas! Ainda ontem fiz um gelado saudável. Estava tão cremoso e tão delicioso que todos comeram e no fim quando disse do que era ninguém queria acreditar! A verdade é que não sobrou nada! Compreendo quando dizes que com a academia deste uma facada na tua dieta. Cá eu consigo manter uma alimentação equilibrada de segunda à sexta! Nesses dias é fácil e nem sequer me dá vontade de comer porcarias! Mas quando se chega ao fim de semana é que a porca torce o rabo! Como ando mais stressada e ocupada dá-me para comer mais! Depois com os miúdos uma pessoa quer fazer umas coisa melhorzitas e pronto, às vezes caio em tentação! Este último mês foi bastante stressante para mim, consegui manter o foco mas o fim de semana passado o stress foi tanto que compensei na comida, e comi tudo o que me apeteceu! Resultado? Stress + Comida = aumento de 2kg! Esta semana voltei à alimentação saudável e pronto, já repus o peso! Isto para dizer que para perder uns quilos precisamos às vezes de meses, para ganhar basta uns dias! Tenho a certeza que rapidamente vais voltar ao teu peso normal. Somos umas guerreiras! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      O meu maior problema não é em casa. O meu rapaz está habituado a comer coisas esquisitas pois tinha 4 anos quando fiz a minha primeira dieta a sério. O problema é mesmo os curiosos que não comem nada que seja verde e peixe para eles é só o atum. Não queria mas tenho que fazer duas coisas.
      Nunca experimentei puré de couve-flor. Tenho de experimentar.

      Beijinhos,
      Clarinha

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada, Luísa.
      Eu comi um pratinho de sobremesa. Adoro massas e enchidos.

      Beijinhos,
      Clarinha

      Eliminar
  5. Gosto de brás , com courgette nunca fiz mas pelo aspecto deve ficar tão bom!!!
    Gostei

    ResponderEliminar
  6. Adoro tudo o que seja a brás!!! Fica delicioso ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Realmente é algo complicado quando se tem de cozinhar duas refeições. Mas pelo que entendi, tu cozinhas para os teus curiosos, certo? Se assim for, podias levar marmita de casa para ti, só com coisinhas saudáveis (pode até ser o jantar do dia anterior, por exemplo) e assim evitas cozinhar duas refeições, mas é só uma ideia ;)
    Outra coisa e espero que não leves a mal, evita juntar arroz quando comeres algo à brás, como já leva batata, não necessitamos de juntar mais hidratos, mas é só um truque que tenho seguido :)
    Quanto ao brás em si, está com excelente aspecto e podia ser o meu almoço amanhã.
    Beijinhos ...
    Guloso qb


    ResponderEliminar
  8. Tens que ter força, coragem, determinação e ânimo e quem estiver ao teu lado, também tem que te ajudar e apoiar (o apoio da família é importante),...
    Adorei esta tua courgete à brás,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Nunca experimentei algo do género, mas tenho a certeza que em breve o vou fazer :P

    Gostei muito da dica!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Maravilhosa esta refeição!!
    Adorei!!
    Bjs

    ResponderEliminar