segunda-feira, 19 de maio de 2014

Escondidinho de cação

Boa tarde,

Numa cirurgia bariatica aprender a comer de novo é essencial, seja ela de que tipo for: banda gástrica, bypass gástrico ou sleeve.  Neste processo de reeducação alimentar passamos por 3 etapas: dieta líquida, depois dieta pastosa e por fim começa-se a introduzir os sólidos aos poucos para ver se são todos bem tolerados ou não.
A receita de hoje é do tipo de receitas que podemos utilizar na dieta pastosa: Escondidinho de cação.
É baseada numa receita que se encontra na página 207 na revista Especial Teleculinária de Março de 2009 (Escondidinho de Peixe). Esta receita pode ser ainda mais saudável se substituirmos parte da batata por abóbora, curgette ou chuchu cozido e reduzido a puré juntamente com o puré de batata.
Este peixe é uma óptima escolha na nossa dieta e alimentação saudável porque é menos fibroso e como é um peixe de carne magra tem poucas calorias (83 quilocalorias por 100 gramas de peixe) e rico em fósforo.

Aqui fica a receita!!!

Escondidinho de cação



Ingredientes:
3 postas médias de cação Profsea (Mar Cabo)
600 gramas de batata
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 dl de leite
1 colher de sopa de azeite
louro moído q.b. Suldouro (1 colher de café)
salsa picada q.b. Suldouro (2 colher de chá)
noz-moscada q.b. Suldouro (1 colher de café)
sal q.b.
pimenta q.b.  Suldouro
gengibre q.b. Suldouro (1 colher de café)
pão ralado para polvilhar

Modo de Preparar:
Comece por cozer, em separado, o peixe e as batatas (descascadas e cortada em pedaços) em água temperada com pouco sal.
Retire o peixe da água de cozer, deixe arrefecer um pouco e retire a espinha central.


Coe as batatas, reduza-as a puré passando-as pelo passe-vite e reserve-as numa tigela.


Num tacho coloque a colher de azeite e adicione a cebola e o alho picado. Deixe refogar uns minutos sem deixar queimar a cebola nem o alho.


Desligue o lume e retire o tacho de cima da placa. Adicione o peixe limpo e em lascas e por fim o puré de batatas. Misture tudo muito bem e deite o leite para ligar tudo. Tempere com salsa, pimenta, sal (se for necessário), noz-moscada, gengibre, louro moído a seu gosto. Envolva tudo muito bem e verta a mistura para um pírex. Polvilhe a superfície com pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até corar a parte de cima.














Retire do forno e sirva com uma salada de pimentos Suldouro.

Bom apetite!!!

Escondidinho de cação

Beijinhos
e
Boas receitas,
 Clarinha



Sugestão:Para tornar mais saudável em vez de fazer só puré de batata misture a batata com outros legumes, por exemplo: 200 gramas de chuchu cozido mais 200 gramas de cenoura cozida e 200 gramas de batata cozida.


Nota:
Tinha fotos do Escondidinho de cação mas o cartão da máquina fotográfica estragou e fiquei sem as mesmas. Por sorte estas salvaram-se. Mas fica igual ao apresentado só que a camada de cima do pão ralado apresenta uma cor mais castanhinha.

Esta receita foi publicada em parceria com:




2 comentários:

  1. Deve de ter sabor. Espero que esteja a recuperar bem da operação. A minha cunhada foi retirar as peles que sobram da barriga, mas já pode comer de tudo. Ainda se tem que passar por muitas fases, mas as da alimentação são essas e acho que me ia ser muito difícil fazer a liquida.

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar